O Parlamento Jovem de Ouro Preto é um programa de formação política, que objetiva proporcionar aos jovens um espaço para reflexão sobre o papel do Poder Legislativo Municipal e Estadual. O Projeto visa, ainda, incentivar o envolvimento dos estudantes em situações práticas de pesquisa e debate no contexto político. A iniciativa é uma ação da Câmara Municipal de Ouro Preto em parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e com o Núcleo de Direitos Humanos da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). 
 
O Programa possibilita a participação qualificada e institucionalizada da juventude na política, tornando-se um importante canal de interlocução entre os adolescentes, a Câmara de Vereadores e a Assembleia Legislativa. O Parlamento Jovem é um projeto que visa conscientizar a juventude sobre a importância da política, com ética, moral e comprometimento e proporciona aos jovens do Ensino Médio realizarem plenárias de deliberações para debaterem assuntos de interesse social. 
 
Anualmente, cinco escolas que oferecem Ensino Médio podem participar do Parlamento Jovem. As instituições inscritas são selecionadas por meio de sorteio. No ano seguinte, as escolas somente poderão integrar a iniciativa novamente caso não haja interesse daquelas que não participaram da edição anterior. Cada escola seleciona 15 alunos para integrar o Parlamento Jovem municipal. A seleção dos estudantes é de responsabilidade das instituições de ensino, seja por meio de concurso de redação, entrevista, carta de intenções, eleição, ou a forma que a entidade desejar. O ideal é dar espaço para os jovens que demonstrarem maior interesse por participar do Projeto.
 
A sessão final do Parlamento Jovem é feita no Plenário da Assembleia Legislativa, com apreciação e votação de um documento composto por proposições de ações para o Poder Público sobre a temática escolhida para a edição do Projeto, a qual em 2012 é a “Educação Cidadã”. O documento aprovado é encaminhado à Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
 
INTEGRANTES DO PARLAMENTO JOVEM DE OURO PRETO EM 2012
 

 

Escola Estadual Desembargador Horácio Andrade

Andressa Karoline M. da Cruz

Cláudia Aline da C. Gomes

Hermesson Fernandes de Oliveira

Iara C. de Castro Gomes

Ingrid Barreto C. Alexandrino

Escola Estadual Dom Pedro II

Bruno Gomes Silva

Francis de Oliveira

Mateus Edson dos Reis

Rafaela de Paula Porfírio

Escola Estadual José Leandro (Santa Rita de Ouro Preto)

Aline Cristina Guimarães

Jaqueline Gomes Guimarães

Jeferson Tadeu Gomes

Juliana M. da Cruz Gomes

Nataline F. Guimarães Martins

Poliana dos Santos Rodrigues

Rosemaura José da Silva

Stela Gomes Rocha

Thaís Luana Costa

Escola Estadual Padre Afonso de Lemos

Bruna G. Lima e Silva

Elza M. Fernandes

Isadora Lopes Pereira

Rafael Gomes Batista

Raiara Álli Carneiro

Rayane Martins dos Santos

Thayssa M. de Oliveira Silva

Vinícius Valério Alves